B  A  T  A  L  H  A
 conferência
a Alice e Hellmut Wohl
...................................
60.000 Anos de Arte e Neuroestética

emanuel dimas de melo pimenta

Mosteiro da Batalha
Julho 15. 2017 | 17:00
entrada livre

 

 

 

 

 

teaser

 

emanuel pimenta

BATALHA
história do mosteiro
imagens do mosteiro
visita virtual 360º
visita virtual
localização
contacto
convite



filme com Carlos Martins
e Emanuel Pimenta

ASA Art and Technology
foto: © Emanuel Dimas de Melo Pimenta, 2016

Quando Joaquim José Pereira Ruivo, director do magnífico Mosteiro da Batalha, em Portugal, convidou-me para fazer uma conferência sobre arte contemporânea, aceitei imediatamente. A Batalha, um fabuloso edifício Gótico flamejante, era um dos locais que eu visitava frequentemente com meus avós e meus pais ainda nos anos 1960. Mas, para que tal fosse possível, eu teria de realizar um profundo mergulho desde a pré-história, desenhando um veloz voo nas searas da neuroestética.
Comecei, ainda nos anos 1970, a estudar a Teoria do Pensamento, através do genial universo elaborado por Charles Sanders Peirce - do qual nunca me desliguei. Tive grandes mestres, em especial Roti Nielba Turin e Décio Pignatari. Marshall McLuhan e Buckminster Fuller eram amigos dos meus professores. Era um mundo intensamente orientado para a descoberta.
Logo depois, no início dos anos 1980, comecei a desenvolver estudos em neuroestética, onde cheguei a contar com alguma orientação do célebre neurologista Gerald Edelman.
Meses antes daquele atencioso convite para a conferência, tínhamos feito um filme no magnífico mosteiro iniciado no século XIV: o querido amigo e grande músico Português Carlos Martins no saxofone e eu na flauta transversal, num profundo diálogo em improvisação. O filme, produzido pela Cabiria Productions, teve o nosso caro amigo Luca Alverdi como produtor executivo e montador, Thierry Bertini na realização, minha filha Laura Pimenta como assistente de realização, Mathieu Mohrain como director de fotografia, João Frederico Ludovice como director de produção e Henrique Brion como engenheiro de som.
Escolhemos o dia 15 de Julho de 2017 para a conferência a a apresentação em première mundial desse filme musical de curta metragem.
Pode parecer sem significação especial, mas foi no dia 15 de Julho de 1799 que Pierre-François Bouchard - capitão francês que participava na Campanha Egípcia de Napoleão Bonaparte - descobriu a Pedra de Rosetta, que significaria uma formidável abertura para mundos que estavam escondidos sob o véu do tempo. Pode ser um bom presságio!

Emanuel Dimas de Melo Pimenta, 2017                               
..............................................................................